top of page

SEBJovem - promovendo os entomologistas em início de carreira


Aline Guidolin SEB JOVEM

Como sabemos, é muito comum vermos nos congressos e demais eventos científicos grandes nomes da Entomologia ministrando palestras de forma brilhante e com propriedade de conhecedor do assunto.


Além de eventos, esses grandes nomes estão liderando todos os espaços que permeiam a transmissão de algum conhecimento. Geralmente, essas pessoas já são muito experientes em suas respectivas áreas de atuação e com muitos anos de carreira.


Entretanto, também sabemos que não é necessário obrigatoriamente que um profissional tenha 20 anos de atuação, 2 doutorados, 5 especializações e 36 artigos (Qualis A) para falar de um assunto com propriedade, ministrar palestras, ou para liderar um artigo científico de grande importância.

Eliaber Barros SEB JOVEM

Tendo esse pensamento em mente, a Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) tomou a iniciativa de ampliar a participação dos jovens entomólogos nas discussões sobre os temas pertinentes à entomologia e para divulgar melhor as oportunidades de trabalho da área. Dessa forma nasceu a SEB Jovem.


Atualmente, somos 5 integrantes na representação, entre alunos de mestrado, doutorado e pós-doc e de diferentes regiões e estados do país.


Além disso, formamos um grupo multidisciplinar, estudando desde o comportamento e bioquímica de insetos, manejo de pragas e taxonomia e sistemática. Desse modo, podemos trazer as demandas de cada região e das nossas respectivas áreas de atuação.

Ellen Souza SEB JOVEM

Essa multidisciplinaridade tem refletido, por exemplo, nas publicações que fazemos nas redes sociais, como Instagram (@seb.entomologia) e Twitter (@EntoBrasil).


Em virtude do Isolamento social como medida de prevenção contra o a Covid-19, nós membros da SEB-Jovem decidimos estar mais ativos nas redes trazendo sempre conteúdos de qualidade como: Artigos científicos, documentos sobre manejo de pragas, fotos de alta qualidade com cunho científico, curiosidades e outros.


Dessa forma, acreditamos que poderemos promover o conhecimento, bem como, ajudar a destoar um pouco de todas as notícias ruins que estamos vivenciando.


Eduardo Engel SEB JOVEM

A SEB-Jovem também tem atuado junto à SEB na organização do Congresso Brasileiro de Entomologia (CBE) e Simpósio de Controle Biológico (SICONBIOL), justamente para ampliar a participação de pessoas como nós, que tem muito conhecimento nas próprias áreas de atuação, mas que ainda não estão inseridas no mercado de a quem está em início de carreira.




André Alves Caio Truzi SEB JOVEM


88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page